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Projeto quer organizar fluxo de cargas em 16 portos brasileiros

A SEP (Secretaria Especial de Portos) desenvolve, em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), um projeto para criação das AALPs (Áreas de Apoio Logístico Portuário) com o objetivo de organizar o fluxo de cargas na região dos portos.

Isso deve racionalizar os acessos portuários.

Conforme a pasta, a iniciativa deve ser implementada em 16 portos brasileiros.

O conceito de AALP engloba infraestruturas que variam desde pátios de estacionamento de caminhões, armazenagem, e ainda serviços como bancos, hotéis, lanchonetes etc.

A implantação das áreas é complementar ao projeto Cadeia Logística Portuária Inteligente, que prevê o acompanhamento do acesso de veículos aos portos por meio de um sistema integrado de informações, o Portolog.

Os modelos foram desenvolvidos de forma a serem adaptados à realidade de cada porto e, assim, atender aspectos como necessidades locais, dimensionamento e definição da localização adequada.

A iniciativa é custeada com recursos do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e deverá ser levada aos seguintes portos: Santos (SP), Paranaguá (PR), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Santarém (PA), Suape (PE), Rio Grande (RS), Itajaí (SC), Imbituba (SC), Pecém (CE), Salvador e Aratu (BA), Itaqui (MA), Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Francisco do Sul (SC), Vila do Conde (PA).

Experiência em SantosEm dezembro de 2013, a Secretaria de Portos coordenou um conjunto de ações para evitar congestionamentos nos acessos ao Porto de Santos, especialmente durante os meses de escoamento da safra em 2014.

Entre as medidas implementadas esteve a utilização dos três pátios reguladores da região como áreas de apoio logístico.

O agendamento dos caminhões foi feito pelos terminais junto aos pátios e controlado por meio de relatórios gerenciais enviados à Codesp (Companhia de Docas do Estado de São Paulo).

Também houve agendamento prévio obrigatório para acesso de caminhões ao porto; fiscalização por agências reguladoras nas rodovias de acesso e dentro do Porto de Santos; monitoramento ao longo das principais rotas de escoamento de grãos; fiscalização para impedir o estacionamento de caminhões em locais proibidos dentro da cidade e campanha educativa.

Fonte: Secretaria de Portos – SEP/PR

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