Distribuidor de FERRO e AÇO no Rio de Janeiro - Especializada na comercialização de aço no Rio de Janeiro, entrega rápida e eficiente.

(21) 2561-1155Ligar Menu

ArcelorMittal usa drones em inspeções

Economia de tempo chega a 92% e a redução de envolvidos em tarefas de alto risco é de cerca de 30%

 

Eles fazem rondas para garantir a segurança patrimonial, são especialistas em inspeção de telhados e até entram nos fornos de alta pressão para garantir seu monitoramento. Com suas câmeras de alta potência que “enxergam” tudo do alto, os veículos aéreos não tripulados (Vants) ou simplesmente drones são, oficialmente, a nova força de trabalho utilizada pela ArcelorMittal. A empresa já está testando a tecnologia há um ano, mas a aprovação de sua utilização como estratégia corporativa só foi confirmada neste ano. O valor investido não foi revelado, mas o retorno já é percebido na prática: a economia de tempo nas inspeções chega a 92% e a redução de funcionários envolvidos em tarefas de alto risco é de cerca de 30%.

De acordo com o CIO Aços Longos da América Central e do Sul, Luiz Cláudio Magaldi, a nova estratégia da ArcelorMittal está inserida em uma lógica de investimento adotada pela empresa para o segmento de tecnologia de informação (TI). De acordo com ele, os novos projetos precisam estar em conformidade com três principais pilares: segurança, redução de custos e aumento da produtividade. Os drones propõem melhoria em todos eles.

“Percebemos que as plantas da empresa têm muitas áreas com exposição de risco para os funcionários. É o caso das redes de energia e dos telhados, que ficam a muitos metros de altitude e precisam ser constantemente vistoriados”, afirma. O CIO explica que, até então, todo o trabalho de inspeção dessas áreas ficava por conta de uma equipe de funcionários que gastava até oito horas para realizar o processo. “Esse trabalho exigia todo um aparato de proteção, que incluía redes de proteção instaladas ao redor do prédio e equipamento de segurança pessoal. Os funcionários faziam o monitoramento de todo o telhado passo a passo, procurando possíveis falhas”, diz.

Magaldi explica que a adoção dos drones foi a estratégia utilizada pela empresa para trazer mais segurança para esses serviços, assim como mais eficiência. No caso da inspeção de telhados, por exemplo, a redução de tempo de trabalho chega a 92%, passando de oito horas de serviço para 40 minutos. O CIO explica que o monitoramento é possível por meio de uma programação dos drones a respeito do que eles precisam encontrar.

“Nós ‘ensinamos’ o drone o que ele deve considerar anormal. Então, se ele encontrar um parafuso sem cabeça ou uma rachadura, por exemplo, ele vai acionar um alarme e o funcionário responsável pela análise das imagens tomará as providências. Nesse caso, a equipe de manutenção subirá sabendo exatamente qual é o problema e ele será resolvido com muito mais rapidez e precisão”, explica.

Ainda de acordo com o CIO, até o momento a ArcelorMittal comprou 12 drones de alta potência com câmeras que captam imagens em diferentes formas e ângulos. A utilização delas é aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que ainda não criou uma regulamentação para o uso comercial dos drones no País, mas aprova algumas operações pontuais e de uso não comercial. “Nossos drones são mais robustos que os encontrados no mercado e sua tecnologia permite a mudança de câmeras para térmica, largo espectro, foco centrado e infravermelho”, completa.

Além disso, a empresa também está testando o serviço de aluguel de drones, a fim de entender qual modelo é o mais adequado e vantajoso para a operação. Neste momento, 12 drones estão sendo utilizados pela empresa, entre próprios e terceirizados. Segundo Magaldi, a tecnologia está em uso nas plantas da ArcelorMittal localizadas em Juiz de Fora, na Zona da Mata, João Monlevade, na região Central de Minas Gerais, além de outras duas plantas em São Paulo e no Espírito Santo.

Fonte: Aço Brasil

Orçamento

Orçamento Preencha os campos abaixo: